CIPRIANO DOS SANTOS

25 05 2007
     


Cipriano dos Santos…
um ex-libris de Sintra


Cipriano dos Santos deu a Portugal e ao Hockey Club de Sintra, em 1947, o primeiro título de campeão do mundo de hóquei em patins e voltou a ser campeão mundial, em 1968, então já não como jogador, mas sim como treinador nacional.
Como jogador, treinador e dirigente, é um exemplo ímpar no historial de um dos clubes mais consagrados na modalidade.
Cipriano é natural de Viseu, onde nasceu a 16 de Setembro de 1920. Em 1939, fixou-se em Sintra, onde casou com Maria de Lourdes Vieira, madrinha do Hockey Club de Sintra, de que foi fundador e é hoje sócio número 1, e ao serviço do qual foi 72 vezes internacional.
Como atleta é conhecido de todos, tendo sido o primeiro guarda-redes a conquistar um campeonato do mundo, tendo-se tornado uma lenda mundial do hóquei em patins.
Sintra muito deve a Cipriano dos Santos, uma vez que através dele os nomes de Sintra e de Portugal tornaram-se mais conhecidos nos países que o Hockey e a Selecção Nacional visitaram.
É uma figura carismática de Sintra, apesar de ter nascido noutro local, não só pelas vitórias internacionais, mas também pelo facto de ter conseguido o título de campeão nacional, enquanto treinador do Hockey Club de Sintra.
Cipriano dos Santos foi campeão nacional em 1949 e 1950, campeão
regional de Lisboa em 1950, tendo conquistado a Taça de Honra em 1945, 1950 e 1951, ano em que triunfou no Torneio Internacional de Montreux e ainda no Torneio Relâmpago.
Como treinador da Selecção, foi campeão do mundo em 1968, no Porto, e como técnico do Hockey de Sintra foi campeão nacional de seniores em 1958 e 1959.
Hoje com 82 anos, Cipriano continua a fazer parte do nosso património… por ter dignificado e defendido a imagem de Sintra.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: